Proposta para o 8o e 9o ano do Ensino Fundamental

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Ano 8o(Série 7 bis)

Nesta fase da Consciência professor, o moral Precisa Acompanhar uma Formação Dessa Consciência fundamentada nsa Limites Éticos colocados Pelas Tradições Religiosas O professor Precisa Observar:. Como o Aluno autoconhecimento Seu Expressa, o Conhecimento do transcendente e do Mundo uma vez que tenha como referencial Que Tradições Religiosas Usam o parágrafo regular Relacionamento Humano (Colegas Como saber se o Aluno Ou não Valoriza, Como trata o Meio Ambiente, Como se relaciona com os, Enfim, Como São SUAS Práticas Sociais); Como, uma Partir das Respostas elaboradas Por essas mesmas Tradições Religiosas a Respeito do Sentindo Vida / Morte, o Aluno DESENVOLVE o OS Diálogo com Colegas, com Segurança e SEM proselitismo; Como o Aluno Que Percebe como Determinações influenciam Religiosas nd Construção mental do Inconsciente Pessoal e Coletivo.   

 

Ano 8o
 
Blocos de Conteúdos
 Idéias-chaves (Essenciais) DOS CONTEÚDOS um Serém assimiladas nenhum dos temas Desenvolvimento
 
1. Espiritualidade
 A Experiência religiosa, o n º Elemento vital sinto Uma vivência com O Mistério do Ensinamentos Pelos transcendente, Ritos e Tradições autoconhecimento nd vivência do Relacionamento com o transcendente
 
2. Valores
 Como Exigências e qualidades éticas do Procedimento Humano nd Perspectiva da Tradição Religiosa orientacoes de Vida NAS Normas, Crenças e doutrinas das Tradições Religiosas
 
3. Determinações da Tradição Religiosa Sobre a Pessoa
 Determinações da Tradição Religiosa nd Construção da Pessoa mental
 

 

Didático Desenvolvimento de Tema com hum um Ano 8o.

Tema: "Acredite se Quiser!"

Conteúdos de Dominio do professor: Tema Este "explicita o Conhecimento Religioso Como norteador do Sentido e da Vida como Determinações nd Construção Religiosas Pessoal do Inconsciente e mental coletivo". (PCNER - 3 ª - 1997 p. 54). Existem Verdades disseminadas nd Sociedade influem Que não Comportamento das PESSOAS. Entre essas estao Às CIENTÍFICAS Verdades (é Possível uma fecundação "in vitro"); ditos Populares Verdades ou (Deus Ajuda Quem Cedo Madruga; Mais hum vale nd Pássaro Mão Que Dois voando); Verdades empíricas (curam Que Chás, Ervas OU Que curam Dores aliviam); Verdades Que não se aprendem Convívio familiar OU social (FAZ Quem Quer, Quem Quer nao, manda ... Uma mentira Pernas Curtas ma ... Fazer o Bem Olhar SEM uma Quem - pedrento Céu, chuva OU vento). Tambem não Religioso campo como Verdades sustentadas Pelas Tradições Religiosas (Céu, Inferno, Vida do Além-Morte, castigos, recompensas, intervenções divinas) São Determinantes nd Construção e mental das PESSOAS fazer e Seu Comportamento individual e social. ALGUMAS Crenças REPRESENTATIVAS Dessa afirmação traduzem ASSIM SE:.... Deus manda uma chuva Quem Morre SEM Batismo nao salva Deus da Saude e sorte Ilumina Deus como parágrafo PESSOAS Que ELAS consigam bom hum Fazer OU UMA Trabalho Prova Deus castiga Deus Quem Recompensa idade. Segundo Normas CERTAS. «Além Dessas Verdades Que um e Sociedade de Tradições Religiosas colocam, Cada Pessoa Constrói SUAS Próprias Verdades. Que Dai como Religiosas Determinações do Poder de Deus, do Bem e do Mal, e influenciam OUTRAS PESSOAS NA Construção mental das didáticos Procedimentos:. Pesquisa Pelos Alunos Sobre como Verdades Presentes nd Vida do Povo. hum Montar Quadro ilustrativo categorizando como Expressões de in Verdades:. Verdades uma Partir da Ciência; Verdades uma Partir da religião; Religiosas Verdades uma Partir da Expressão popular Refletir Sobre OS Diferentes Significados de Verdade nd Vida das PESSOAS, Observando Como Pelas ELAS Determinações Passam fazer Poder de Deus, do Bem do Mal, influenciam OUTRAS PESSOAS E Na Construção das mental. Levantamento das Ideias de Presentes Verdades Religiosas poemas em, Expressões Populares OU ditos veiculados nsa Meios de Comunicação soca Il.

Ex:. Nd Ganhou loteria PORQUE UM ajudou.Fazer Deus Painel ilustrando Como essas Expressões de Verdades Religiosas demonstração UMA determinada atitude Diante dos Limites Humanos: Doença, Morte (ignorancia e Violência), insegurança, Medo, pequenez, injustiça e calúnia (, mentira , Exploração, Miséria, idade cai, opressão). Pesquisar como Verdades da SUA Fundamentos de Tradição Religiosa.Analisar OS Contextos da Construção Dessas Verdades e interpretar o parágrafo Que determinam ELAS Pessoa e um par o povo.Comparar essas Verdades da Tradição COM SUA Religiosa como OUTRAS Expressões levantadas Já, Analisando Como ELAS determinam e Comportamento Pessoal hum social. Publicar OS Trabalhos atraves de Exposição, Peças de teatro, maquetes, in Que apareçam essas Determinações Sobre o Inconsciente Coletivo.

 9 º Ano (8a. série)

Objetivo: Ao final do 9 º Ano, a Aprendizagem do Ensino Religioso propiciará AO Educando o Conhecimento das Possíveis Respostas Dadas a Vida além-Morte, Religiosas Pelas Tradições, Como orientadoras das Normas Crenças e atitudes éticas dos fiéis, devem Que o conduzi-lo AO Estabelecimento de Compromissos Sociais Solidários.

O professor Precisa Observar:

- Como o autoconhecimento Seu Aluno Expressa, o Conhecimento do transcendente e do Mundo uma vez que tenha como referencial Que Usam parágrafo Tradições Religiosas regular o Relacionamento Humano (Como saber se o Aluno Valoriza Ou não, Como trata o Meio Ambiente, Como se relaciona com SO Colegas, Enfim, Como São SUAS Práticas Sociais);

- Como, a Partir das Respostas elaboradas Por essas mesmas Tradições Religiosas a Respeito do Sentindo Vida / Morte, o Aluno DESENVOLVE o OS Diálogo com Colegas, Segurança COM E SEM proselitismo;

- Como o Aluno Que Percebe como Determinações influenciam Religiosas nd Construção mental do Inconsciente Pessoal e Coletivo. 

   

9 º Ano
 
Blocos de Conteúdos
 Idéias-chaves (Essenciais) DOS CONTEÚDOS um Serém assimiladas nenhum dos temas Desenvolvimento
 
1. Limites
 Busca · eA O Limite do translimite · A Experiência Religiosa nd Busca de superação da finitude Humana · Uma Fundamentação dos Limites Éticos estabelecidos Pelas Tradições Religiosas
 
2. Verdades de Fé
 · Uma Verdade NAS Tradições Religiosas soluço uma Ótica da Fé · A Verdade Que orientação como PESSOAS atraves de Mitos, Crenças e doutrinas das Tradições Religiosas
 
3. «Além da Vida Morte
 · Como Respostas parágrafo Vida elaborados «Além da Morte Pelas Tradições Religiosas (ancestralidade-reencarnação-ressureição-nada) · O Sentindo da Vida perpassada Pelo Sentido da Vida além-Morte
 

 

 Tratamento Didático "e fundamental Que o Diálogo subsidie uma necessidade de ver, saber, SENTIR e encontrar um par Caminhos Realização Junto com o Outro, Passando do Pará psicossocial uma transcendência". (PCNER cf. p. 55)

 



Fonte: FONAPER