GPER Grupo de Pesquisa Educação e Religião. Formação Docente e Educação Religiosa.

Notícias

Região Norte

Pará - Projeto para a visita aos Espaços Sagrados em Belém

Segunda-feira, 15 de maio de 2017

Ampliar imagem
Alunos da Escola Municipal Manuela Freitas (Belém/PA), localizada na periferia de Belém, visitaram na última terça feira de março a Sinagoga SHAAR HASHAMAIM, fundada em 1889, sob a direção do Rabino Moisés.
A atividade pedagógica, com objetivo de ampliar e fundamentar melhor o estudo da diversidade cultural religiosa belenense, coordenado pelo Prof. Rodrigo Santos, integra as ações do Projeto Belém: 400 anos trilhando o sagrado, em referência aos 400 anos de Belém, comemorado em 2015.
Segundo o referido professor, a visitação desses espaços considerados sagrados para determinada cultura religiosa, no caso da visita, a judaica, serviria de aporte prático das aulas para compreender melhor como cada religião estabelece sua experiência religiosa, como um direito humano fundamental, digno de respeito e manifestação em nossa sociedade.
“Essa oportunidade possibilitaria aos alunos esclarecer suas dúvidas acerca dessa cultura religiosa, assim como perceber o valor e importância que esta crença assume na vida dessas pessoas, ampliando, dessa forma o respeito e a tolerância religiosa se efetivavam nesse contato humano e pedagógico”, afirma o professor.
Durante a visitação os alunos expressavam muita satisfação e surpresa diante da riqueza cultural e histórica judaica, perguntando, tocando e lamentando, pois, a comunidade judaica belenense era oriunda de várias diásporas, uma no século XV, na Europa e a outra no início do século XIX, na África, estando conosco há mais de dois séculos
Portal Amazônia Judaica. Disponível em: http://www.amazoniajudaica.org/site/index.asp?depart_id=167563, acesso em 30/03/2017.
Ampliar imagem Ampliar imagem Ampliar imagem Ampliar imagem

Fonte: Rodrigo Oliveira dos Santos. Professor de Ensino Religioso nas redes estadual e municipal


Últimas notícias

Região Norte

    • Amazonas - No Norte, 67% aceitam religião nas escolas
    • Leia mais >
    • Acre - Câmara de Rio Branco deve apresentar moção favorável a retomada do ensino religioso em escolas públicas
    • Leia mais >
    • Pará - Encontro Regional sobre o Ensino Religioso
    • Leia mais >

Veja todas as notícias desta seção


Buscar

  • Data inicial:
  • Data final:
  • Assunto:
  • Palavras-chave:

Destaque

Enquete

Em sua escola o Ensino Religioso é compreendido como:

como um componente curricular
como um ato religioso
o ensino de valores
não existe aulas de Ensino Religioso