GPER Grupo de Pesquisa Educação e Religião. Formação Docente e Educação Religiosa.

Destaques

Imagem destaque

Região Norte

Roraima - Formação continuada do Ensino Religioso.

O Centro Estadual de Formação dos Professores da Educação de Roraima (Ceforr) está com inscrições abertas desta segunda-feira, 11, até o dia 1º de outubro, para a formação continuada do Ensino Religioso. A intenção é proporcionar informações referentes à disciplina no Brasil e no mundo, além dos aspectos pedagógicos e legislativos de como o professor pode atuar em sala de aula.

Leia mais >

Imagem destaque

Região Sul

Rio Grande do Sul - Formação de Pesquisadores

As Faculdades EST em São Leopoldo colaboram na formação de pesquisadores para o Ensino Religioso de outras regiões do Brasil, em agosto de 2014 professores de Salvador em um programa do MINTER (Mestrado Acadêmico) defenderam suas dissertações sobre o Ensino Religioso.

Leia mais >

Imagem destaque

Região Nordeste

Paraíba - II Seminário Fidelid: Formação, Identidade, Desenvolvimento e Liderança de Professores de Ensino Religioso

A formação de professores de Ensino Religioso tem a sua história de percalços e dificuldades na realidade brasileira. Desde a colonização até os tempos atuais, a temática é complexa e exige rigor reflexivo e crítico. Muitas dificuldades têm permeado a questão, desde o tempo da predominância de uma confissão religiosa sobre as outras, até o momento atual de articulação do respeito à diversidade religiosa. O professor de ensino religioso é, na escola e na sua comunidade, um mediador da própria questão religiosa, da espiritualidade, sendo assim, um promotor do diálogo inter-religioso e da busca pela ética e pela paz. Daí, a importância do professor de ensino religioso, pois ele torna-se um elo, uma espécie de interlocutor entre o elemento religioso presente na realidade social e a realidade pedagógica própria da escola e da comunidade.

Leia mais >